Buscar

Projeto Felix

21/11/2011
21h19

O Projeto Felix vem ao encontro das necessidades e demandas da atualidade. A finalidade é disseminar os conhecimentos relacionados à área de informática para as pessoas de baixa renda e sem oportunidades para participar de tais cursos.

Esse tipo de habilidade é um requisito indispensável para a inserção satisfatória no mercado de trabalho contemporâneo em que, cada vez mais, a automação e informatização se fazem presentes nos mais diversos segmentos. Por isso, o Projeto Felix ganha uma importância e relevância fundamentais para a ajuda na construção de um Brasil melhor e mais justo.

 

OBJETIVO

O objetivo do Projeto Felix é minimizar os índices de exclusão digital atuais registrados no Brasil, direcionando seus esforços para as crianças e jovens ainda em formação, nos ensinos fundamental e médio. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, no Censo 2000, que 10,6% das residências no país possuem microcomputador, sendo que 8% com acesso à Internet.

Esses dados expressam a caótica situação em que se encontra a maior parte da população, ficando à margem da revolução digital e com possibilidades reduzidas de absorção por parte do mercado. Sem o domínio das ferramentas digitais, que estão em permanente evolução, o indivíduo perde em competitividade e passa a ser considerado desatualizado para desempenhar funções.

Com essa preocupação, o Projeto desenvolve um treinamento passo a passo que constitui uma poderosa ferramenta de ensino, a fim de saciar a busca desses conhecimentos. O curso foi proposto por possuir um conteúdo totalmente aberto a quaisquer áreas, sejam elas nos segmentos da indústria, comércio, administração, organização e desenvolvimento de qualquer ramificação profissional.

 

ESTRUTURA

Para o desenvolvimento de um trabalho eficiente, construtivo e responsável, o Projeto Felix demanda uma estrutura composta de forma a atender as necessidades da região em que é implantado, levando em consideração a quantidade de alunos, os recursos disponíveis, a localização geográfica, a disponibilidade de tempo, entre outros aspectos.

Utiliza-se uma sala equipada com microcomputadores com a capacidade de processamento para trabalhar satisfatoriamente o sistema operacional Windows, com os programas que integram o pacote Office, da Microsoft, incluindo Word, Excel e o browser (navegador) Internet Explorer. Os instrutores devem ter conhecimentos práticos e didáticos comprovados para que trabalhem com os alunos. Nas salas são ministradas as aulas práticas e teóricas com a proposta de ensinar, em módulos, segundo a apostila que cada aluno recebe:

I - Introdução ao sistema operacional Windows

II - Word

III - Excel

IV - Introdução à Internet.

 

CONTEÚDO

As informações passadas em cada módulo são fundamentais para desenvolver a prática e habilidade das crianças e jovens carentes inscritas no curso. A Introdução ao sistema operacional Windows, é voltada para o aprendizado no uso das ferramentas disponíveis no Windows, que é a base de utilização da maioria dos demais softwares utilizados nas empresas.

Já o Word, é parte do pacote Office da Microsoft, voltado basicamente para a formatação de textos digitalizados, ou seja, que podem ser trabalhados através do computador, enviados via e-mail, impressos, editados etc. Através do Word podem ser feitos também gráficos, tabelas e outros recursos.

O Excel também é parte do pacote Office, e é muito utilizado para a elaboração de gráficos e planilhas, com vastas possibilidades de detalhamento, opções, cálculo e aprofundamento na organização de estatísticas e demais informações. Assim como o Word, é muito utilizado no mercado de trabalho.

O módulo de Introdução à Internet é tão importante quanto os outros. A habilidade de pesquisa, busca de informações e navegação na rede mundial de computadores é também bastante valorizada e requisitada atualmente. A Internet é como uma biblioteca mundial virtual, fornecendo informações de todos os tipos e gêneros em inúmeros idiomas, de maneira que é preciso saber utilizá-la para extrair exatamente aquilo que se procura.

 

FORMAÇÃO

Para melhor proceder o andamento do curso, ao final de cada módulo, os alunos são avaliados pelo instrutor responsável a fim de detectar o seu desempenho, seu grau de  assimilação do conteúdo passado e sua capacidade para prosseguir nos módulos seguintes. Quando o aluno tiver concluído com sucesso todos os módulos, ele recebe um certificado de conclusão de curso, constando sua média de pontuação de acordo com as avaliações realizadas pelos instrutores.

 

Faça sua Busca

Localize os melhores médicos, hospitais e prestadores da rede de atendimento do seu plano de saúde por especialidade, em qualquer lugar a hora que quiser.

Guia Médico

Guia Médico

Lista completa dos médicos

Novos Médicos

Novos Médicos

Cooperadores pelo plano de saúde Unimed Tupã

Novas Clinicas

Novas Clí­nicas

Novos Prestadores de serviço credenciados

Descrendenciados

Descrendenciados

Médicos e prestadores de serviço descredenciados

Contrate Planos

Contrate um plano

Faça um orçamento com a Unimed Tupã