Buscar

Programa Unibaby da Unimed de Tupã inicia nova turma de ‘Casais Grávidos” e comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

03/08/2012
00h00
A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece em mais de 170 países. A campanha foi criada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Word Alliance for Breastfeeding in Action - WABA) com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF). A WABA também define anualmente o tema central da ação, que passa a ser discutido nos diversos países e unifica as comemorações em todo o mundo.
 
O slogan deste ano é “Amamentar hoje é pensar no futuro”.  O objetivo da semana é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.
 
O aleitamento materno é um ato de saúde e afeto que ajuda a estreitar os laços e fortalecer vínculos entre mãe e bebê. Ciente da importância deste gesto de amor, a Unimed de Tupã, através do Programa de atenção à saúde materno infantil Unibaby, inicia nova turma do curso de orientações para casais grávidos e em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno orienta os casais sobre a importância do aleitamento materno e a garantia de mais saúde no futuro.
 
O programa Unibaby há sete anos trabalha na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno diariamente, tendo para isso um serviço especializado à disposição de seus beneficiários da área materno infantil 24 horas por dia.
 
As futuras mamães são preparadas para a amamentação desde a gestação. Todos os bebês da Unimed de Tupã realizam o aleitamento precoce e são levadas para o contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento. Durante todo o período pós- parto esse binômio mãe e filho recebe acompanhamento especializado no manejo do aleitamento materno para resolução de qualquer dificuldade. Após a alta hospitalar mãe e bebê são acompanhados no Ambulatório Unibaby.
 
Com carinho e atenção - O aleitamento materno sempre foi um assunto tratado com muita atenção pela Unimed de Tupã. O Programa Unibaby além de fornecer auxílio e informações às mamães que estão amamentando procura conscientizar essas mães sobre a importância do aleitamento materno e como esse vínculo entre mãe e filho fortalece a saúde dos dois. Obesidade, câncer, diarreias e pneumonias são apenas alguns exemplos de problemas que podem ser evitados com a amamentação exclusiva até os seis meses de idade. As mamães do Programa Unibaby são orientadas quanto à importância da doação do leite humano excedente. Muitos recém nascidos dependem desse gesto de generosidade para que possam se desenvolver com saúde.

 A Unimed de Tupã já formou 16 turmas do curso de gestantes colaborando para o aprendizado das mães, sobre amamentação e outros temas que as afligem na chegada do primeiro bebê.
 
O curso é oferecido a todos os casais beneficiários da Unimed de Tupã, gratuitamente. Os encontros acontecem, às terças-feiras, ás 20h00min, na Maternidade do Hospital São Francisco.